terça-feira, 22 de março de 2011

Cassarela

"Amanda". Soube por um amigo que este nome pessoal significa "aquela que nasceu para ser amada". Desde já digo que não me interessa se há um outro significado verdadeiro, tornando este que conheço falso. Não me interessa. Há, de fato, certas coisas no mundo que apenas são sob um julgamento próprio, de tal modo que uma discussão seria apenas uma perda de tempo - mais uma boa perda de tempo. A idéia de paradigma surgiu também dias atrás. Só que veio a tona sob uma perspectiva de que "o conhecimento não é acumulativo". Eu discordo plenamente - o conhecimento é acumulativo pois somente deste maneira podemos, desde já, discordar de pensamentos retrógrados e prévios. Um paradigma se sucede a outro, levando consigo suas hipóteses e teorias.... Mas o conhecimento do paradigma descartado fica, por mais que não aplicável em situações científicas (ou no mínimo séria).
Então, como suceder uma evolução sem vivenciar uma nova experiência? Ou, inversamente, como por a prova uma evolução revivendo uma mesma experiência?
Como um jogador de xadrez aprender jogando contra si mesmo?
Ora, antes de um movimento um jogador pensa a resposta do adversário e em seguida sua réplica e mais uns 12 movimentos a frente. Ele pensa e pensa e faz o movimento para que passe a vez ao outro jogador, ele mesmo. Ele atenta a jogada e tem que pensar em uma que anule e volta a jogada mais 12 vezes.... Ou seja, é preciso ser sincero e buscar o melhor de si, mesmo que seja contra si mesmo, e se aprende e evolui. Ao meu ver é algo muito simples, prática pode ser complicada.
Estou velho e as responsabilidades surgem de uma maneira sutil. Meu lar, meu jeito e meus pantins são meus. Eles são eu. Eu sou minha vivência e escolha, e eles são reflexos disso. Tudo se molda.
A vida andando para frente... com novas conseqüências, experiências e evoluções - e algo se firma. Queria poder desejar isso aos próximos - mas tudo se indaga. A vida também se estagna, e há quem não anda para frente, restringindo uma vasta gama de possibilidades. Ou não, vai ver há quem busque se tornar um ser perfeito naquela pequena gama de possibilidades. É plausível, mas muito limitado. Não se pode perder a idéia de caráter envolvido em cada um quando se anda para frente, pois há vivências prévias que moldaram isso....
Amanda não foi amada.... Alguém apenas inventou um nome, criou um significado e fim. Dar este nome a alguém não indicara que ela será amada. As conseqüências dirão.... Que nome pesado. Mais pesado ainda é se cobrar por esse nome... Um peso maior que o sustentável. Colapso.
Amanda foi Caçar um melhor nome para Ela.


Minhas saudações não muito amáveis,
: )


Nenhum comentário: